Formação do lago da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera altera modo de navegação no Rio Paraná, segundo a Marinha
Movimento das águas sofre alteração conforme as estações do ano e as condições climáticas. Formação do lago da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera ...

Movimento das águas sofre alteração conforme as estações do ano e as condições climáticas. Formação do lago da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera altera modo de navegação no Rio Paraná Marinha do Brasil Desde a formação do lago da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também conhecida como Porto Primavera, em 1999, o modo de navegação no Rio Paraná sofreu alterações. Conforme a Marinha do Brasil, alguns trechos ficaram mais tranquilos de percorrer e outros requerem mais cuidado. 📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp Segundo o capitão da Delegacia Fluvial em Presidente Epitácio (SP), Eduardo Silva de Oliveira, atualmente, há áreas no Rio Paraná com grande variação de profundidade, porém, o tráfego é mais tranquilo. “Atualmente, a navegação no trecho é segura em áreas mais abertas, mas requer atenção em zonas mais próximas à margem”, explicou ao g1. O Portal g1 Presidente Prudente e Região publica a série “Os desafios da navegação no Rio Paraná”, com 10 reportagens especiais que mostram a situação da atividade náutica no trecho afetado pelo lago formado pela Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, no Oeste Paulista. Conforme a Marinha, a navegação passou a ser mais estável devido ao represamento da água Arquivo/TV Fronteira As áreas mais seguras tendem a ser as mais centrais do Rio Paraná dentro do canal de navegação. Antes da formação do lago, os trechos possuíam um leito mais irregular, com áreas de rápida correnteza, pedras e pequenas ilhas. “A navegação era ainda mais desafiadora devido a essas características naturais do rio, exigindo maior perícia dos navegantes”, disse o capitão. Conforme a Marinha, depois do lago, a navegação passou a ser mais estável devido ao represamento da água, criando um ambiente mais tranquilo e com menos correnteza. Movimento das águas do Rio Paraná pode sofrer alteração conforme as estações do ano Arquivo/TV Fronteira Alteração com mudanças climáticas Porém, as condições de navegação não são sempre as mesmas. O movimento das águas pode sofrer alteração conforme as estações do ano e as respectivas condições climáticas. Segundo a Marinha, no verão, com as chuvas mais intensas e repentinas, o nível do rio tende a subir, o que pode mudar o modo de trafegar pelas águas e surpreender os navegantes. Por outro lado, as águas costumam ser mais estáveis no inverno e no outono, porém, o risco aumenta devido aos nevoeiros e à baixa visibilidade. A primavera tem tendência de ser a estação mais segura, visto que o nível da água tem hábito de ser mais constante. Formação do lago da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera altera modo de navegação no Rio Paraná Marinha do Brasil Cuidados A Marinha do Brasil ressalta que todos os tipos de embarcação requerem cuidado ao transitar pelo Rio Paraná. “As embarcações maiores têm mais estabilidade e visibilidade, mas são mais suscetíveis a acidentes em áreas rasas. Embarcações menores, embora mais ágeis, podem ser mais vulneráveis em situações de clima adverso ou correntes fortes”, pontua o capitão. Além dos condutores das embarcações, as orientações também se estendem para quem está a bordo. A Marinha recomenda a todos os tripulantes que: Usem colete salva-vidas e boias salva-vidas; Monitorem constantemente as condições climáticas; Realizem treinamento adequado para navegantes; Mantenham a manutenção adequada das embarcações; Evitam excesso de passageiros; Verifiquem avisos de mau tempo; e Baixem e utilizem o aplicativo NAVSEG da Marinha do Brasil, disponível na loja de dispositivos Android e iOS. Os desafios da navegação no Rio Paraná O capitão da Marinha ainda ressalta que os navegantes precisam redobrar a atenção diante de tempo instável. “Condições climáticas como chuvas fortes, ventos e neblina podem reduzir a visibilidade e alterar as condições de navegabilidade, tornando a navegação mais arriscada. Sendo assim, os navegantes devem ter especial atenção a essas condições e continuar fazendo uso do colete salva-vidas durante a navegação”, explicou Oliveira ao g1. Em caso de acidentes, como naufrágios ou colisões, a apuração é realizada pela Marinha do Brasil, que também atua na fiscalização do tráfego aquaviário e em inspeções navais. Usina Hidrelétrica de Porto Primavera Reprodução Usina Hidrelétrica de Porto Primavera A Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também conhecida como Porto Primavera, é administrada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e possui 10,2km de comprimento, no extremo Oeste Paulista, em Rosana (SP). As obras que alteraram o percurso do Rio Paraná para geração de energia começaram em 1980 e o lago foi inaugurado em 1999. A usina está situada no Rio Paraná, e é formada pela confluência dos rios Paranaíba, que provém da região Centro-Oeste do país, e o Grande, na divisa com o Estado de Minas Gerais. Com 14 unidades geradoras de energia e 1.540 MW de potência de geração de energia, a usina produz o suficiente para abastecer um complexo urbano como a Região Metropolitana de Campinas (SP), conforme a Cesp. Além disso, é conhecida por ter a barragem mais extensa do Brasil. Trecho do Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP), antes da formação do lago da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, em Rosana (SP) Polícia Ambiental Trecho do Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP), após formação do lago da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, em Rosana (SP) Polícia Ambiental VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente , Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.